Construída como parte do Convento do Carmo, esta igreja exerceu diversos papéis ao longo da história da cidade, principalmente devido à sua localização, nas proximidades do Paço Imperial: com a chegada da família real em 1808 foi transformada em Capela Real, tendo sido em seguida nomeada Capela Imperial. Após a proclamação da República, foi designada Catedral Metropolitana, título que manteve até 1976, quando foi inaugurada a catedral atual na Avenida Chile.

Após diversas reformas nos séculos XIX e início do XX, na fachada principal apenas o primeiro andar ainda se mantém conforme projeto original. O destaque da construção, no entanto, é o trabalho em talha de madeira de seu espaço interno, de autoria de Inácio Ferreira Pinto, o mesmo artista do interior da Igreja de São Bento.

Em meio à riqueza de ornamentos, que proporcionam dinamismo ao ambiente, é notável a ênfase dedicada ao arco cruzeiro (arco que antecede o altar). A decoração, ao mesmo tempo que segue certa geometria e evidencia o ritmo e módulos da construção, é responsável por atribuir dinamismo ao espaço ao abusar de ornamentos dourados sobre fundo branco, dispostos de maneira a transmitir certa impressão de movimento.

Built as part of the Carmo Convent, this church has played several roles throughout the history of the city, mainly thanks to its location, across the street from the Imperial Palace: with the arrival of the royal family in 1808 it was transformed into a royal chapel and was then named Imperial Chapel. After the proclamation of the Republic, it was appointed as the Metropolitan Cathedral, a title held until 1976 when the present cathedral was inaugurated on Avenida Chile.

After several reforms in the nineteenth and early twentieth centuries, on the main façade only the first floor still remains original. The highlight of the building, however, is the carved wood work of its interior, created by Inácio Ferreira Pinto, the same artist responsible for the interior carvings at the Church of St. Benedict (Igreja de São Bento).

Amid the rich ornaments that provide the dynamic atmosphere, it is remarkable the emphasis devoted to the crossing arch (the arc leading up to the altar). The decor, while still following certain geometry and highlighting the construction’s rhythm and modules, is the responsible for creating a dynamic space by the extensive use of golden ornaments on white background, arranged to convey the impression of movement.

A sua consacrazione avvenne nel 1859. E 'il più antico fonte battesimale a Rio sono dedicati gli altari laterali di Nossa Senhora de Fatima, Nossa Senhora das Dores, São Miguel e Nossa Senhora do Terco. Il principe Pedro, futuro imperatore del Brasile, come Pedro I e la principessa Leopoldina d'Austria ha ricevuto la benedizione nuziale nella cappella il 6 novembre 1817.

Eventi importanti nella Cappella imperiale comprendono le incoronazioni dell'imperatore Pedro I (il 1 ° dicembre 1822) e il suo successore, Pedro II (il 18 luglio 1841); la firma della Costituzione dell'Impero del Brasile, seguito dal giuramento dell'Imperatore alla Costituzione e da un Te Deum (25 marzo 1824); il conferimento della benedizione nuziale su dell'imperatore Pedro I e la sua seconda moglie, l'imperatrice Amelia (il 16 ottobre 1829, la coppia avendo precedentemente stipulato il matrimonio per procura); il conferimento della benedizione nuziale su dell'imperatore Pedro II e sua moglie l'imperatrice Teresa Cristina (il 4 Set 1843, la coppia avendo precedentemente stipulato il matrimonio per procura); il battesimo di Isabella del Brasile (15 novembre 1846) e il matrimonio della principessa Isabel con Gaston, conte d'Eu (il 15 ottobre 1864).